Segunda Feira, 18 de Dezembro de 2017
 
 
Vacinação antirrábica segue até sábado
23-08-2017 | Créditos: foto/ ascom prefeitura

“Quem não tem cão, vacina gato”, após realizar a primeira etapa da vacinação antirrábica animal na zona rural, a Prefeitura segue com a campanha no perímetro urbano até este sábado (26) em diversos pontos da cidade. 
A raiva é uma zoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus rábico, contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, além das arranhaduras ou lambeduras em feridas abertas ou mucosas. No ciclo urbano, as principais fontes de infecção são o cão e o gato. No Brasil, o morcego é o principal responsável pela manutenção da cadeia silvestre.
“Normalmente, quando o animal está raivoso, ele apresenta um aumento na saliva porque a raiva apresenta uma paralisia dos seus músculos faciais. Como paralisa, ele não engole a saliva, fica raivoso, ou seja, muito agressivo. É uma doença que ataca os nervos do animal”, explicou a coordenadora da Vigilância Ambiental, Flávia Rios.
Ela reforçou que a prevenção é o melhor caminho para combater a raiva. “É uma doença fatal. Por isso que nós precisamos cuidar desses animais para não transmitirem a doença. A prevenção é o melhor remédio. Por causa da campanha e da conscientização que fazemos, não registramos casos de raiva há trinta anos”, comenta.
Os locais de vacinação podem ser conferidos no site www.araxa.mg.gov.br.
Na zona rural
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, a primeira etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal na zona rural superou a meta estipulada para esse ano e o número de animais imunizados da raiva no ano passado. Ao todo, 2.771 cães e gatos foram vacinados entre os dias 31 de julho e 12 de agosto, ultrapassando a meta estabelecida pela Prefeitura de Araxá, que correspondia a 2.500 animais. Em 2016, o número de vacinados chegou a 2.627 cães e gatos que receberam as respectivas doses no meio rural.

Jornal Correio de Araxá - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Juliano Martins