Quarta-Feira, 18 de Outubro de 2017
 
 
Vereadores e autoridades se reúnem em Araxá
15-09-2017

Foi aberto na noite dessa quinta-feira (14), no Teatro Municipal de Araxá, o 1º Seminário de Câmaras Municipais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, evento coorganizado pelos Poderes Legislativos das cidades de Araxá, Ituiutaba, Patos de Minas, Uberaba e Uberlândia. Representantes dos 66 municípios que compõe a macrorregião do Triângulo e Alto Paranaíba participam por dois dias de palestras e debates, além da troca de experiencias entre cerca de 300 parlamentares dessas cidades.

 

A solenidade de abertura do evento aconteceu com a presença de diversas autoridades, regionais, estaduais e nacionais, como os Prefeitos de Araxá, Aracely de Paula, de Uberaba, Paulo Piau, de Pedrinópolis, Antônio José Gundin, de Patinha, John Wercollis de Moraes, além dos Deputados Federais Marcos Montes e Mário Heringer, o Deputado Estadual Bosco, o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e o Presidente da Câmara Federal, o Deputado Rodrigo Maia. Ainda, presidentes de Câmaras e vereadores das cidades da região e de outras localidades de Minas Gerais

 

União das forças políticas, interação entre as Casas Legislativas, fortalecimento e capacitação dos agentes públicos. Esses foram alguns dos objetivos do 1º Seminário de Câmaras Municipais. Foram cinco palestras nos dois dias, que trataram, por exemplo, da judicialização, orçamento impositivo, desafios da gestão pública, direito digital, redes sociais e internet e improbidade por ato legislativo.

 

Na cerimônia de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Araxá, Fabiano Santos Cunha, como anfitrião da noite, cumprimentou e agradeceu cada um dos parceiros que ajudaram a viabilizar o evento, que acontece de forma gratuita a todos os participantes, o que é um dos diferenciais do Seminário. O Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, destacou que o Seminário do Triângulo pode se tornar um exemplo e ser copiado em outras localidades brasileiras.

 

Nessa sexta-feira (15), a partir de 8 horas, teve início a maratona de palestras e debates do 1º Seminário, ainda nas dependências do Teatro Municipal. Ao final do dia, as demandas levantadas fizeram parte de um documento – Carta de Araxá – que será encaminhado aos governos estadual e federal.

Jornal Correio de Araxá - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Juliano Martins