Quarta-Feira, 18 de Outubro de 2017
 
 
Fliaraxá terá espaço reservado para autores da terra
06-10-2017

Uma mistura de linguagens, arte e conhecimento irá movimentar Araxá entre os dias 15 e 19 de novembro, palco da sexta edição do Fliaraxá - Festival Literário de Araxá. Com programação variada, que inclui oficinas, lançamento de livros, sessão de autógrafos, teatro, painéis, saraus, contação de histórias, música, exposição e a grande novidade: o "Diálogos em Espiral", que pretende desconstruir o velho modelo de debates e mesas, onde o público interage com os autores com mais dinamismo.

O tema "Língua, Leitura e Utopia" será o grande eixo de conteúdo onde "a utopia entra como reflexo das possibilidade de transformação social e cultural que o País e o mundo necessitam", afirma o curador e criador do Festival, Afonso Borges. Pela primeira vez, o evento vai acontecer no Tauá Grande Hotel de Araxá.

Outra novidade desta edição é o "Espaço Araxá Terra das Letras", que terá como patrono o escritor Dirceu Ferreira. Nele, haverá uma programação especial com autores e intelectuais da cidade, como Luiz Humberto França, Canarinho, Rafael Nolli, Evandro Afonso Ferreira, Cassio Amaral, Mara Senna, Leila Ferreira, Heleno Alvares, Rodrigo Feres, Dirceu Ferreira, Marlette Menezes, Wagner Matias, Joubert Amaral, Liria Porto, Paulo Henrique Bragança, Lucas Matheus de Souza, César Campos, Vinicius Silva, Glaura Teixeira Nogueira Lima, Annette Akel, Bruno Riffel, João Batista Sena da Costa, José Otávio Lemos e seu filho Pedro, Grupo Fratelo, Fernanda de Oliveira, Augusto Rodrigues, Pedro Gontijo, Fernando Braga, Eduardo Maia, Glayer França Jordão e Armando de Angelis. Além disso, nesse ano, o Fliaraxá terá uma edição especial do Festival “Harmonize”.

Durante o festival, o público também poderá participar das oficinas. No escopo estão: Oficina de Letras de Música, ministrada por Murilo Antunes, Marcio Borges e Telo Borges; Oficina de Prosa, conduzida por Isabela Noronha; Oficina de Brinquedos, organizada pelo Museu dos Brinquedos; e a Oficina Desenhanças - desenho e histórias em quadrinhos, realizada por Eloar Guazzelli. Além delas, terá, ainda, oficina de Micronarrativas (Haicais e microcontos), ministrada por Carlos Seabra; Oficina de Escrita Criativa, conduzida por Marcia Tiburi e Evandro Afonso Ferreira; Oficina de Xilogravura, realizada por J. Borges e Jô Oliveira; e de Poesia na Cozinha, apresentada por José Santos e de Oficina de Criação, ensinada por Paulo Scott.

O VI Fliaraxá dará continuidade às linhas traçadas com sucesso em sua quinta edição: forte presença nas escolas, professores e pais, com interlocução junto ao poder público, na área de educação; uma grande livraria que venderá livros a preços reduzidos; o concurso que nesta edição passa a se chamar Prêmio de Redação Maria Amália Dumont "Literatura Nas Escolas”; programação específica e dirigida às crianças e adolescentes para explicar a importância da Lusofonia; e exposição sobre o livro “O Lagarto”, ilustrado pelo gravurista pernambucano J. Borges.

O Fliaraxá é apresentado pelo Ministério da Cultura e Circuito CBMM de Cultura. Todas as atividades têm acesso livre graças à Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura), com o apoio cultural do Itaú e da Fundação Roberto Marinho. A realização é da Associação Cultural Sempre Um Papo.

 

 

Serviço

VI Festival Literário de Araxá – Fliaraxá

Data: 15 a 19 de novembro - quarta-feira a domingo - ENTRADA

GRATUITA

Local: Tauá Grande Hotel de Araxá – Barreiro – Araxá/MG

Informações: www.fliaraxa.com.br

Redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter em /fliaraxá

Jornal Correio de Araxá - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Juliano Martins