Quarta-Feira, 18 de Outubro de 2017
 
 
Executivo presta contas em Audiência Pública
06-10-2017

O Plenário Vereador Guilherme Gotelip Neto recebeu na tarde de quarta-feira (04) Audiência Pública para apresentação da Execução Orçamentária e Financeira do Município no 2º Quadrimestre de 2017. O Encontro foi conduzido pelo Presidente do Legislativo Araxaense, Vereador Fabiano Santos Cunha (PRB) e contou com a participação dos Vereadores, Secretários Municipais, Imprensa, Servidores Públicos e comunidade em geral.

O Controlador Geraldo do Município, Vicente Airton de Souza, representando o Secretário Municipal de Fazenda, Planejamento e Gestão, Fernandes Cândido de Barros, apresentou as informações da execução orçamentária referente ao período de Maio até Agosto (2º quadrimestre) e também o resultado acumulado de Janeiro até Agosto deste ano.

O Controlador abriu o encontro lembrando a obrigatoriedade legal de se apresentar essa prestação de contas quadrimestralmente para que as ações do Executivo possam ser planejadas e realizadas com transparência. Ele destacou que “a Audiência Pública é uma das formas de controle popular à administração pública, ela proporciona a troca de informações com o administrador e o exercício de cidadania.”

Os principais temas apresentados foram as despesas e receitas do Município no 2º quadrimestre, percentual aplicado nas áreas de saúde, educação, despesa de pessoal e receita proveniente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB. As despesas públicas do segundo quadrimestre totalizaram R$ 101.837.116,68, enquanto o total da receita realizada foi R$ 107.272.127,89, superando em 7,13 % a meta prevista para o período.

O Município investiu de Maio até Agosto 29, 32% de sua arrecadação em educação, e 21, 21% em saúde, os mínimos estipulados por lei para investimento nesses setores são 25 % e 15 % respectivamente. Concluindo a apresentação, Vicente respondeu perguntas feitas pelos vereadores e esclareceu que o município conseguiu atingir a meta estabelecida, mantendo as contas estáveis e realizando despesas dentro do arrecadado sem gerar débitos para a administração.

O Presidente Fabiano finalizou declarando sua satisfação em ver a condução transparente e correta das contas municipais, desejando que, nos próximos anos, continuem ocorrendo investimentos em setores importantes.


Jornal Correio de Araxá - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Juliano Martins