Quinta-Feira, 20 de Setembro de 2018
 
 
Av. Antonio Carlos terá 5 semáforos e liberação de vias
30-11--0001

Dentro do projeto de revitalização da Praça da Avenida Antônio Carlos, a sinalização de trânsito ganha destaque com implantações de sinalização e liberações de vias que auxiliarão na disciplina de motoristas e pedestres. O trânsito no centro fluirá com mais segurança nas duas pistas da Avenida Antonio Carlos. Cerca de 8 mil veículos passam diariamente pelo local, conforme levantamento da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania. Para otimizar o trânsito, cinco semáforos, com contador digital, estão sendo implantados, além de abertura da Rua Calimério Guimarães.

 

O secretário municipal de Segurança Urbana e Cidadania, Élvio Bertoni, detalha que as mudanças serão acompanhadas de campanha de reeducação de trânsito junto aos pedestres e motoristas. “A alteração mais perceptível é a colocação de semáforos para veículos e pedestres no cruzamento do calçadão com a Avenida Antônio Carlos. Era uma travessia problemática, pois é grande o fluxo de pedestres, o que gera confusão no trânsito em função da preferência ser sempre do pedestre. Esperamos que a implantação traga disciplina para o local e segurança, principalmente para o pedestre. Por extensão, teremos uma revitalização da sinalização de solo. As faixas serão refeitas visando acompanhar essa nova dinâmica do trânsito na praça. Esperamos com isso que o cidadão, especialmente o condutor de veículos, tenha mais tranquilidade para fazer a travessia da praça. A secretaria cuidará de fazer as incursões educativas, especialmente nesse período de mudança”, afirma o secretário.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, a previsão é de que a ligação dos semáforos ocorra até a próxima semana. O prazo é o mesmo para a conclusão da sinalização horizontal e liberação do trânsito na Rua Calimério Guimarães.

 

“Um retorno interessante é a travessia da avenida para quem pretende atravessar a praça no sentido Rua Calimério Guimarães para a rua Capitão José Porfírio, evitando o contorno que perturbava muito o trânsito na praça. Também teremos a efetivação da transposição do trânsito da Rua Dom José Gaspar com a rua Santos Dumont. Outra mudança importante, já em funcionamento, é o retorno acima da fonte, onde é permitida a conversão apenas para quem sobe a avenida no sentido da pista de descida, o que facilita o acesso ao Hospital Dom Bosco”, acrescenta Bertoni.

 

Revitalização da praça - Orçado em R$ 1.091.915,23, o empreendimento é executado pela construtora Espaço Livre e tem concepção arquitetônica e urbanística. Cerca de 75% da obra está concluída. Outra etapa importante do projeto, restauração e melhoria da área de acesso ao Colégio São Domingos, será executada no período das férias escolares. Com a obra finalizada, os pedestres terão mais conforto na utilização da praça que contará com paisagismo, bancos e árvores.  

Jornal Correio de Araxá - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Juliano Martins