Quarta-Feira, 20 de Março de 2019
 
 
Barragem da Mosaic Fertilizantes em Araxá entrou em nível 1 de emergência no PAEBM
25-02-2019 | Créditos: Foto Ascom Mosaic/Divulgação


Na tarde da última sexta-feira (22), a barragem B1/B4 da Mosaic Fertilizantes em Araxá entrou em nível 1 de emergência no Plano de Ação Emergencial para Barragens de Mineração (PAEBM).  A barragem de rejeitos de minério de fosfato foi construída com a metodologia de alteamento de linha de centro.

A medida foi tomada após empresas terceirizadas realizarem inspeção nos locais para elaboração da Declaração de Condição de Estabilidade (DCE). Não foi atestado a estabilidade da barragem.

O nível 1 de emergência do PAEBM não desencadeia a evacuação de toda Zona de Auto Salvamento (ZAS) projetada da barragem, e adicionalmente, não existem pessoas habitando da ZAS. Segundo o PAEBM, a primeira residência a ser potencialmente atingida está há 50 minutos após o possível rompimento.

Equipes de fiscais da Agência Nacional de Mineração (ANM) estão na localidade para vistorias e proposição de medidas para retornar à estabilidade desse empreendimento.

“A Agência Nacional de Mineração solicitou que coloquem sirenes móveis na mancha de inundação tendo em vista ainda não terem implementado o sistema de alerta (prazo legal até 17/06) e monitoramento em tempo integral notificado para ser instalado em 30 dias”, informou em nota oficial a Diretoria colegiada ANM.

 

***A reportagem completa na edição de sábado, 02 de março.


Jornal Correio de Araxá - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Juliano Martins