Quarta-Feira, 20 de Março de 2019
 
 
Obras expostas no Museu Calmon Barreto foram compradas pela Prefeitura
26-02-2019 | Créditos: foto/ ascom prefeitura

 

A arte e cultura de Araxá ganham importante patrimônio. As obras do artista plástico Calmon Barreto foram adquiridas pelo Executivo e a compra foi viabilizada através da Lei Rouanet, com patrocínio da CBMM.

O prefeito Aracely de Paula recebeu no seu Gabinete, a presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto, Régia Cortes, acompanhada do sobrinho de Calmon Barreto, Israel Barreto Rocha. Durante o encontro, o prefeito assinou o documento oficializando a compra de 22 telas do acervo do renomado artista araxaense.

A presidente da FCCB, Régia Cortes, afirma que as obras já estavam expostas no Museu Calmon Barreto, em Araxá, através de comodato. “É fundamental ressaltar o empenho da Prefeitura neste processo para que realmente as obras deste artista imortal ficassem disponibilizadas definitivamente aos araxaenses e visitantes. Esta conquista significa um verdadeiro ganho cultural para o nosso município, pois Calmon Barreto é o nosso maior artista e a sua arte está resguardada pelo patrimônio público”,  afirmou a presidente da FCCB.

O sobrinho do artista, Israel Barreto, disse que era uma vontade do próprio Calmon Barreto e de toda a família que as obras ficassem no museu. “Este momento é muito importante para nós, pois passamos definitivamente para o museu as obras de Calmon Barreto. Nos  sentimos realizados em destinar para o município este acervo tão representativo que merece permanecer para sempre em exposição pública”, disse.

O prefeito destacou que a administração está resgatando a cultura de Araxá e perpetuando esta história para outras gerações. “Sou um grande admirador do Calmon Barreto e sempre tivemos uma relação de muito carinho e respeito. Estamos imortalizando definitivamente a história deste grande artista, através da sua arte intimamente ligada a Araxá. O Calmon Barreto sempre demostrou o seu amor pela nossa cidade e sempre honrou o nome de Araxá. Agradeço a CBMM que nos ajudou nesta importante aquisição e cumprimento a Fundação Calmon Barreto pelo trabalho que vem desenvolvendo”, concluiu.

 

Jornal Correio de Araxá - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Juliano Martins