Quinta-Feira, 18 de Abril de 2019
 
 
Museu da Imagem e do Som do Poder Legislativo foi reinaugurado
22-03-2019 | Créditos: foto/ ascom prefeitura

A prefeitura realizou na última quinta-feira (21), através da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), a reinauguração do Museu da Imagem e do Som do Poder Legislativo. O espaço que funciona na antiga sede da Câmara Municipal exalta a memória artística, cultural e política de Araxá.

Participaram da reinauguração, o Prefeito Aracely de Paula, vereadores, secretários, servidores municipais e comunidade. O prédio denominado ‘Palácio Vereador Nagib Feres’ é constituído por dois pavimentos. O primeiro pertence ao ‘Museu da Imagem e do Som’  e abriga um rico acervo composto por 16 mil discos de diferentes estilos musicais, de variadas épocas, com destaque para o período de 1940 até os anos 2000. Além disso, o museu possuí verdadeiras relíquias, anteriores a este período, que remetem a grande artistas do país. Nesse mesmo piso, se encontra temporariamente instalado o ‘Museu Sacro’, da Igreja de São Sebastião.

Já o segundo pavimento abriga o ‘Museu do Poder Legislativo’ com momentos marcantes da história política de Araxá. Destaque para a lista de todos os vereadores presidentes da Casa Legislativa desde o dia 7 de janeiro de 1833 que teve o primeiro presidente, Mariano Joaquim de Ávila. O acerto também conta com fotos de reuniões ordinárias e a preservação do plenário que, por muitos anos, foi palco de decisões importantes que contribuíram para o desenvolvimento e crescimento do município.

De acordo com a presidente da FCCB, Régia Côrtes, “reinaugurar o espaço é ofertar aos araxaenses e turistas, uma oportunidade de conhecer e passar a valorizar cada vez mais a história”, destacou.

Aracely também aproveitou o momento para afirmar que a cidade avançou sem esquecer as origens. “Temos que preservar a nossa história e a valorizarmos cada vez mais”, concluiu.

Após a solenidade, o espaço foi aberto pela primeira vez à visitação.

 


Jornal Correio de Araxá - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Juliano Martins