Segunda Feira, 18 de Dezembro de 2017
 
 
Página Inicial >> Editoriais >> Pontos turísticos
Pontos turísticos

Índice Atrativos:

1- Museu Histórico de Araxá Dona Beja
2- Museu Calmon Barreto
3- Museu Sacro e Igreja de São Sebastião
4- Memorial de Araxá
5- Fundação Cultural Calmon Barreto
6- Igreja Matriz de São Domingos
7- Parque do Cristo
8- Árvore dos Enforcados
9- Capela e túmulo da Filomena
10- Casa do Caminho
11- Monumento a Nossa Senhora de Fátima
12- Grande Hotel e Termas
13- Fonte Dona Beja 14- Fonte Andrade Junior
15- Centro de Aventuras - Ruínas do Hotel Rádio
16- Horizonte Perdido

Índice Serviços:

1- Hotel
Pousada Dona Beja
2- Plaza Inn Araxá
3- Tauá Grande Hotel
4- Hotel Colombo
5- Hotel Nacional Inn Previdência
6- Imbiara Hotel
7- Virgilius Palace
8- Hotel Cidade do Sol
9- Hotel Morada do Sol
10- Sesc Pousada
11- Hotel da Torre
12- Araxá Palace
13- Hotel Tururu
14- Pousada Girassol
15- Hotel Fazenda Por do Sol
16- Pousada Bela Vista
17- Cezar Palace
18- Hotel Ribeiro
19- Hotel Catuíra
20- Hotel Takanota

Museu Histórico de Araxá Dona Beja
Praça Coronel Adolfo Centro, 98 – Centro
Está instalado em um dos casarões mais bonitos da parte antiga da cidade, e tem data de construção de primeira metade do século 19. Sua transformação em museu ocorreu em 1965 após ter sido adquirido por Assis Chateaubriand. O acervo é variado, vai desde objetos da época como oratórios, liteira, louças, móveis, indumentárias, até documentos históricos e obras de arte. Também faz parte dele objetos pessoais de Anna Jacinta de São José a Dona Beja.
Visitação: de segunda a sábado das 9h às 18h e aos domingos das 9h às 13h.

Museu Calmon Barreto
Rua Franklin de Castro, 160 – Centro
Reúne acervo único do mais famoso artista plástico araxaense, Calmon Barreto (1909 – 1994). Ele foi pintor, gravador escultor e contista. Suas obras destacam-se pelo realismo com que retratou experiências vivenciadas e momentos ricos da história e da cultura de Araxá.
Visitação: de segunda a sábado das 9h às 18h e aos domingos das 9h às 13h.

Museu Sacro e Igreja de São Sebastião
Rua Vereador João Sena, s/n – Centro
Igreja mais antiga de Araxá, construída em 1804 com um estilo colonial, abriga em sua sacristia um significativo acervo da história da Igreja e da cidade. Destaque para as imagens sacras em madeira policromada, de Bento Antonio da Boa Morte, escultor do inicio do século 19.
Visitação: de segunda a sábado das 9h às 18h e aos domingos das 9h às 13h.

Memorial de Araxá
Av. Antonio Carlos, 116 – Centro
Casarão do inicio do século 20, guarda relíquias das famílias tradicionais araxaenses, revelando peculiaridades daqueles que ajudaram a fazer a história da cidade através de objetos originais.
Visitação: de segunda a sábado das 9h às 18h e aos domingos das 9h às 13h.

Fundação Cultural Calmon Barreto
Praça Artur Bernardes, 10 – Centro
Em um prédio de arquitetura neoclássica, característica das antigas estações ferroviárias, está instalada a sede da Fundação Cultural Calmon Barreto. É a Fundação que mantém viva a memória de Araxá através de arquivo histórico e da promoção de eventos. No local funcionam oficinas de artesanato, feitos em antigos teares de madeira.
Visitação: de segunda a sexta das 08h às 17h.

Igreja Matriz de São Domingos
Praça São Domingos, s/n – Centro
Igreja construída com elementos góticos e neoclássicos. Sua construção iniciou-se em 1917, demorou 31 anos para ser construída. Possui pinturas internas de Alberto Paulovich.
Visitação: das 8h às 18h, de segunda a domingo.

Parque do Cristo
Av. Washington Barcelos, s/n - Santa Rita - Setor Norte
Construído em 1970, está na mesma linha da Igreja Matriz de São Domingos, a imagem do Cristo de braços abertos que protege a cidade, e é um local que tem uma das mais belas vistas da cidade.
Visitação: das 8h às 20h.

Árvore dos Enforcados
Rua Gustavo Martins de Oliveira s/n - Bairro Santa Rita - Setor Norte
Por volta de 1831, quando da criação da Vila de São Domingos de Araxá, teve inicio uma tradição popular segundo a qual, nas noites de ventania ouvem-se gemidos de escravos que foram enforcados nesta árvore de Pau de Óleo (copaífera longsdorffi). Ao lado da árvore encontra-se o Centro de Referência de Cultura Negra.
Visitação: das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Capela e Túmulo da Filomena
Rua Honório de Paiva Abreu s/n - Bela Vista - Setor Norte Vítima de uma epidemia de varíola no final do século 19, a escrava Filomena foi enterrada fora da cidade para evitar o contágio. A lenda conta que ela foi enterrada viva como um sacrifício que faria o surto de varíola na cidade acabar. No local foi edificada uma capela por pessoas, que atribuem à Filomena várias graças alcançadas.
Visitação: das 8h às 18h, de segunda a domingo.

Casa do Caminho
Rua Rio Grande do Sul, 618 - Bairro São Geraldo - Setor Oeste Um lugar de paz, orações e reflexões. Abriga também idosos, doentes mentais e pessoas que necessitam de cuidados especiais. A obra foi fundamentada dentro da religião espírita cardecista e foi construída pelo médium Tadeu Silva.
Visita de segunda a domingo. Horário preferencial às 15h.
Cultos as quartas e sábados às 19h.

Monumento a Nossa Senhora de Fátima
Alameda Dona Helena Pereira de Morais - Setor Leste
Obra arquitetônica assinada por Rui Otake instalada em local alto, com vista panorâmica da cidade. A imagem de Nossa Senhora de Fátima é uma réplica da existente em Portugal e recebeu a benção especial do bispo de Lería.
Visitação: somente com agendamento.

Grande Hotel e Termas
Estância do Barreiro, Avenida Águas de Araxá s/n - Setor Sul
É um dos marcos da arquitetura do século 20. Foi projetado por Luiz Signorelli e inaugurado por Getúlio Vargas. Possui 283 apartamentos e 13 salões para eventos. As termas possuem vários tratamentos estéticos e surpreendem pelo foyer de grande beleza, com vitrais e pinturas que retratam a história da cidade de Araxá.
Visitas às 10h e às 14h, de segunda a sábado.
As termas funcionam das 10h às 20h para banhos e tratamentos estéticos.

Fonte Dona Beja
Estância do Barreiro, Avenida Águas de Araxá s/n - Setor Sul Fonte de água mineral radioativa. Suas propriedades ativam o metabolismo e estimulam a diurese. No plano inferior da edificação encontram-se cabines de ducha-cascata que proporcionam reenergizantes banhos.
Visitação: das 8h às 17h, de segunda a domingo.

Fonte Andrade Junior
Estância do Barreiro, Avenida Águas de Araxá s/n - Setor Sul
Fonte de água sulfurosa, alcalina e bicarbonatada, cujas propriedades são indicadas para auxiliar nos tratamentos de diabetes, gota, obesidade, dores reumáticas, problemas de pele, dentre outros. No lago de água sulfurosa que circunda a fonte é feita a decantação da lama-negra, utilizada nos banhos termais. Na mesma instalação encontram-se réplicas de fósseis pré-históricos como uma preguiça gigante e um mastodonte, que foram encontrados durante as escavações para a construção do Grande Hotel.
Visitação: das 8h às 20h, de segunda a domingo.

Centro de Aventuras - Ruínas do Hotel Rádio
Estância do Barreiro, Avenida Águas de Araxá s/n - Setor Sul
Localizado no Parque do antigo hotel Rádio mantém vários equipamentos de esporte como arvorismo, tirolesa, parede de escalada, rapel, ponte-pencil e mountain bike. Possui também trilhas interpretativas e, educação ambiental e de orientação que levam até a mata da Cascatinha, que é constituída de queda d’água e piscina natural.
Visitação: das 8h às 17h, de segunda a domingo.

Horizonte Perdido
Estrada Araxá – Tapira
Fazenda no alto da Serra da Bocaina com dois restaurantes panorâmicos especializados em comida mineira. Possui uma das melhores rampas de voo livre do país.
Visitação: das 10h às 17h, de segunda a domingo. Aos sábados e domingos o almoço é serviço a quilo e a La carte. Nos demais dias, apenas a La carte.
Jornal Correio de Araxá - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Juliano Martins